Facebook | The reality


Antes de mais quero pedir desculpa a todos os leitores porque não tenho tido tempo nenhum para escrever aqui, mas vontade não me tem faltado acreditem!
O tema inicial que tinha em mente para este post, devia-se ao facto de estarmos na "semana santa" e eu não ser católico e tal... mas No entanto, achei que fosse um tema um tanto ofensivo, uma vez que reside em mim um certo "ódio" à igreja católica (sorry) e acredito que muitas das pessoas que iriam ler isto ficassem ofendidas!
Então pensei, pensei e pensei e o único tema que me ocorreu foi o da "Geração Facebookiana".
Milhões de utilizadores deste site, milhões de pessoas aborrecidas, não conscientes dos perigos escondidos atrás de um logótipo azul.
Admito que já fui viciado nas redes sociais, passava horas e horas em frente ao computador a carregar fotos para o Hi5 sobre tudo o que fazia (pitooooo). Para mim era um êxtase  sempre que recebia comentários novos e "fives" e esse treta toda.
Durante essa fase, as minhas notas na escola desceram, estava no 9º ano, no primeiro período e tinha 3 negativas (Matemática, Português e Física e Química, como eu me lembro!). A minha cura para este vicio, foi sem duvida o castigo imposto pelos meus pais, tiraram-me o computador e o telemóvel durante meses. O resultado desse castigo foi muito positivo, foi acabar o ano lectivo com nenhuma negativa e com boas notas a todas ou quase todas as disciplinas e dizer adeus ao Hi5.
Foi nessa altura que me apercebi de que o Facebook e companhia não são uma fonte de felicidade, não tornam as pessoas mais felizes directamente, é tudo fictício.
Esses sites não me causavam mais felicidade mas no entanto, mais preocupações e inquietações. Por exemplo, sobre a próxima foto que iria publicar, ou se a pessoa X que tinha Y comentários iria gostar dela...
Neste momento, as únicas redes sociais que uso são o Facebook, o Formspring, o Olhares e não sei se posso considerar o Blogger uma rede social. O Formspring está por um triz de ir à vida também, o Olhares já não uso à algum tempo, mas mesmo assim é uma forma de exprimir e divulgar a minha arte, por isso considero-o uma "Rede Social Positiva".
Devem achar estúpido eu estar para aqui a falar mal do Facebook, mas no entanto ter uma conta e usa-la regularmente. Pois bem, eu aprendi a usar o Facebook com moderação, com o seu devido valor.
Boa Pascoa*


xo | GS

10 shared thoughts:

  1. Concordo tanto com este post.

    Também eu já fui bastante viciada no Hi5.com e no Facebook. A minha mãe não teve necessidade de me por de castigo, pois eu mesma vi o que estava a acontecer comigo. Desliguei-me das redes sociais, ainda que actualmente tenha conta no Facebook, no Olhares, Formspring [que tal como o teu está em vias de se eliminado] e ainda no Tumbrl.
    O facebook actualmete é mais usado para dar a conhecer o meu blog, assim como o Tumbrl.. O Olhares é o Olhares xD e o blog, tal como tu não considero propriamente uma rede social.

    Beijinhos e boa pascoa tara ti também :)

    ReplyDelete
  2. temos "histórias" muito semelhantes, mas eu tive de ficar de castigo para me aperceber do que me estava a acontecer, e ainda bem que me apercebi :)
    e gostei da parte do "O Olhares é o Olhares xD" ahah :p
    obrigado, beijinhos *

    ReplyDelete
  3. concordo plenamente com o post. e aproveita já para dizer que adoro o teu blog. acho que tens posts muito bons que exprimem as tuas ideias com bons argumentos. já agora aproveito para dizer que, o facebook tem-se tornado cada vez mais secante, portanto acho que as únicas "redes sociais" que ainda são úteis (pelo menos para mim), é o tumblr, lastfm e o blog :)
    continua assim!

    ReplyDelete
  4. Sim. é bom olhar para um rede social e saber que não necessitamos dela para termos amigos, popularidade (...) e sermos felizes :)

    Digo que "o Olhares é o Olhares", porque não considero bem uma rede social, não uso aquilo para conhecer ninguém, uso-o apenas para dar a conhecer uma pequena parte da minha visão sobre o mundo, assim como para conhecer a de outras pessoas. Penso que o Olhares é um bocado como os blogues. Beijinhos ^^

    ReplyDelete
  5. Laura: muito obrigado laura, a ideia do blog era mesmo essa, exprimir as minhas ideias e debater com as outras pessoas sobre esses assuntos :)
    sem duvida alguma, um dia farto-me e elimino o facebook também ahah

    ReplyDelete
  6. Mónica: sem duvida, mas infelizmente a maior parte dos utilizadores do Facebook e etc so querem tornar-se pessoas populares no Mundo Virtual, sentem-se felizes com isso... Mas na minha opinião isso é so uma fase, porque a maioria são adolescentes. Beijinhos *

    ReplyDelete
  7. Olha que conheço muitas pessoas, que já não são adolescente e que são "viciadas" no Facebook.
    Graças ao teu poste (este) o meu formspring já foi à vida xD Já pensei em enviar o Facebook também, mas depois fico-me a sentir muito insociável xDD

    ReplyDelete
  8. Gostei mesmo do post Gonçalo ;)

    ReplyDelete
  9. monica: ahahah é uma realidade, o facebook esta-se a tornar o melhor amgigo de muita gente e isso deprime-me! mas enfim :p
    ahah o meu é amanha que vai!

    ReplyDelete

I want to know your opinion. Thank you for leaving a comment!

 

Sponsers

Fashionlista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...